Página do Brat

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\backup\Seite\img\bratfich.jpg
Pequenos projetos eletrônicos

 

Fonte simétrica com dobrador de tensão

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\backup\Seite\img\fonte-simetrica-c-capacitor.jpg

Descrição do circuito

Esta fonte fornece uma saída de por exemplo +12V e -12V a partir de uma fonte ou bateria de 12V.

Veja outras sugestões nos projetos: “fonte simétrica com amplificador operacional” e “fonte simétrica com transformador simples”.

O projeto é exatamente igual ao dobrador de tensão a capacitor e aproveita o fato do capacitor C1 funcionar como uma segunda fonte em série com a bateria. A corrente máxima fornecida é da ordem de 100mA e precisa de um oscilador de onda quadrada conectado entre J1 e o negativo. Novamente aqui o oscilador pode ser o descrito neste trabalho (oscilador simples com 555) e a sugestão de circuito final está aqui.

Não está indicado no oscilador os valores de R e C porque podem ser necessárias alterações para melhorar o desempenho de acordo com a tensão de alimentação, mas é possível começar os testes com R = 10KΩ e C = 47nF (0,047uF ou 47KpF). Leia o descritivo do oscilador se deseja usá-lo.

Funcionamento

O princípio de funcionamento da carga e descarga é o mesmo já descrito para o dobrador a capacitor.

C1 é carregado com a mesma tensão da fonte e é utilizado para fornecer o potencial positivo. C2 armazena a tensão de saída do dobrador e fornece uma valor mais estável para a carga.

Se achar conveniente, acrescente mais dois capacitores, um para cada saída e o terra para maior estabilidade. Cuidado com a polaridade! Podem ser testados componentes de 4,7uF e tensão de pelo menos 50% maior que a saída.

Como dobramos a tensão, a corrente drenada da fonte será o dobro e deve ser considerada. Por exemplo, utilizando uma carga de 100mA, o circuito exigirá aproximadamente 200mA da bateria.

 

Em eterna construção