Página do Brat


Princípios e conceitos básicos da eletrônica

 

Funcionamento do potenciômetro e trimpot


Símbolo

 

O potenciômetro e o trimpot são resistores continuamente variáveis: podem ter seu valor alterado a qualquer momento.


Potenciômetro

Pela foto, é fácil perceber que o potenciômetro foi desenhado para ser alterado a qualquer momento, já que tem uma haste onde pode ser conectado um knob. Assim, esse componente foi feito para ser alterado sempre que o usuário quiser, como por exemplo um controle de volume.


trimpot

Já o trimpot não é tão fácil de ser alterado, não tem haste. O funcionamento é o mesmo do potenciômetro, mas ele foi desenhado para ficar dentro do aparelho, funcionando como ajuste que só um profissional pode mexer. Exemplo disso é o ajuste interno de cor dos aparelhos de TV com tubo.

Como funciona



Observe que ambos são na verdade um resistor normal que tem o seu valor total entre os pinos 1 e 3. Por exemplo, 100KΩ.

O pino 2 é um cursor deslizante que vai ter um valor de resistência proporcional à posição que está. Por exemplo, se estiver exatamente no meio, terá 50KΩ em relação aos pinos 1 e 3.

Veja outros exemplos nas figuras a seguir:


Nesse caso, se eles forem de 100KΩ, entre os pinos 1 e 2, terão aproximadamente 20KΩ e entre 2 e 3, 80KΩ.

 


Já aqui o mesmo acontece, só que ao contrário. Entre os pinos 1 e 2 temos 80KΩ e entre 2 e 3, 20KΩ.

 

Dessa forma é possível aumentarmos ou diminuirmos o que desejamos girando para o lado correto, basta sabermos escolher os pontos de ligação.

Por exemplo, caso desejarmos ter um ajuste de tensão, como numa fonte, ou mesmo controlar o volume do seu amplificador, o pino 1 é ligado ao terra, o 3 é a entrada e o 2 é a saída variável.



Em eterna construção