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Dicas e ajustes avançados



Esta seção é dedicada aos ajustes extras, opções avançadas e dicas do ambiente de desenvolvimento, levando em consideração apenas os itens mais relevantes.



Ajustes do ambiente

Em Options → Environment → Preferences existe uma opção bastante interessante. Aqui é possível alterar o tamanho do texto e consequentemente aumentar o número de linhas vistas na tela. Vai da sua preferência. Eu particularmente prefiro mais linhas.

Janela Preferences


Esta outra janela de configuração é acessível em Options → Environment → Editor.


Aqui é possível escolher se a identação será feita por espaços ou pelo caracter TAB. Eu prefiro o TAB, com tamanho de 4 espaços, mas gosto é gosto. Tem programador que prefere 8 espaços para diferenciar mais os blocos internos de programa.

Falando em gosto pessoal, as cores do ambiente podem ser trocadas na caixa de seleção correspondente, em Options → Environment → Colors.



Argumentos

É possível passar parâmetros (argumentos) para qualquer função, inclusive para o main. Quando testa seu programa na linha de comando, os argumentos são os dados digitados logo depois do nome.

Exemplo:

D:\>teste 123

Aqui, o programa tem nome “teste” e o argumento é “123”.



Também é possível passar argumentos para seu programa quando ele é rodado de dentro do ambiente (opção Run → Run ou passo a passo com a tecla F7). Para isso é necessário determinar os valores em Run → Arguments.


Neste exemplo existem dois argumentos: “teste” e “123”.



Breakpoints

Os breakpoints ou pontos de parada são marcações feitas no código fonte para que quando o programa em execução chegar neste local, sua execução é interrompida e o ambiente dá condições para que seja feita a depuração. É extremamente útil para a análise de problemas.

Sua tecla de atalho é control+F8. Uma faixa vermelha marca a linha.




É possível adicionar tantos pontos de parada quantos necessários. Além disso, acessando a janela de breakpoints (Debug → Breakpoints), ainda podemos atribuir algumas condições especiais de parada, como por exemplo programar a parada depois de um certo número de “passadas” do programa pelo ponto ou quando uma variável atinge um valor específico.

Vale testar e se divertir.



Depurador

Acessível em Options → debugger.

Quando terminar sua implementação e quiser reduzir drasticamente o tamanho do código executável, selecione a opção None em Source Debugging. Mas atenção: retirando as informações de depuração, é impossível rastrear o código utilizando o passo a passo (tecla F7).

Selecione a opção desejada e recompile.

Veja mais opções no capítulo “Otimizações” nesta mesma página.




Geração do código

As opções de alteração do código são acessadas via aba Options → compiler → code generation.

Aqui é possível alterar o modelo de memória utilizada. Modelos grandes consomem bastante ram, modelos pequenos as vezes não são suficientes e geram códigos de erro de compilação. Uma opção confortável que geralmente funciona bem em qualquer opção é o modelo Large.

Se você gosta de escovar os bits, é possível ativar a opção de geração do código assembler e até compilar via assembler.

Quando a opção Generate assembler source está ativa, o compilador cria um arquivo *.asm com o código fonte traduzido para assembler.




Geração do código (avançado)

As opções avançadas são acessíveis em Options → compiler → advanced code generation.


Nesta janela é possível trocar o modelo de processador, mudando assim o set de instruções. Quando for programar para algum processador mais antigo, ajuste para o modelo correto, lembrando que todos os códigos são compilados para rodar em cima de um sistema operacional (DOS ou similar).

Também é importante ajustar corretamente o ponto flutuante, se for o caso. Se o seu sistema possui co-processador matemático é interessante ativá-lo para agilizar os cálculos, caso contrário, ajuste para emulação.



Otimizações

Acessível em Options → compiler → optimizations

Quando seu código está pronto e testado, é interessante utilizar estas opções de otimização para torná-lo mais compacto e rápido.


É possível otimizar para que o código se torne mais rápido ou para ocupar menos espaço, bastando escolher um dos botões da janela.

Importante: use estas opções somente após terminar a implementação, pois ela interfere no funcionamento da depuração passo a passo (tecla F7).







Em eterna construção