Página do Brat

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\backup\Seite\img\bratfich.jpg
Pequenos projetos eletrônicos

 

Temporizador para retardo da ligação do alto-falante no amplificador


Descrição do circuito

Recentemente me deparei com um problema didático: quando precisava passar filmes para meus alunos usando o laptop, não tinha uma saída de som decente. Os alto-falantes do computador não dão conta do recado e aquelas caixinhas amplificadas tem uma resposta sonora bastante sofrível.

Então resolvi construir minha própria caixa amplificada usando o mínimo possível de componentes comprados. Foi assim que construí meu Frankenstein.

Juntei uma velha fonte chaveada de 12V x 1,5A, um pequeno kit de amplificador utilizando um TDA2005 na configuração mono e um ventilador de fonte de PC. A única compra foi um par de alto-falantes de 4” automotivo com tweeter. Não posso deixar de relatar a caixa de artesanato utilizada para acondicionar os equipamentos gentilmente doada pela Sra. Dona Onça (sem ela saber, claro).

Tudo funcionou bem, até que me deparei com um problema que já tinha ouvido falar. Quando ligo o amplificador, durante o tempo de estabilização e carga dos capacitores, os alto-falantes se deslocam violentamente. Ao desligar ocorre o mesmo, junto com um desagradável estralo agudo. Então vi em uma edição da conceituada revista Elektron um circuito de retardo que inibe justamente esses efeitos citados. O porém é que o circuito é um tanto quanto complexo, então resolvi construir o meu com o mínimo de peças possíveis e com componentes disponíveis no laboratório da escola e foi isso que nasceu.

Quando ligo a minha “caixinha”, este circuito provoca um retardo de aproximadamente 3 segundos até que o relé ligue e libere o som. Desligando, o mesmo corta quase que imediatamente os alto-falantes, impedindo o estralo e movimento brusco do cone.

Funcionamento

A idéia central é um circuito que temporize na ligação e desligue imediatamente no desligamento.

Ao ligar a fonte, o capacitor C1 está descarregado e vai se carregar lentamente através de R1. Este é o circuito de tempo.

Para que o transistor sature, a tensão no capacitor deve ser maior que a barreira imposta pelo diodo zener de 10V, mais a junção do próprio transistor, o que faz com que este último sature somente quando o capacitor atinja pelo menos 10,7V. Quando isso acontece, o relé liga e o amplificador é conectado aos alto-falantes.

No momento que a fonte é desligada, para que o capacitor se descarregue rapidamente, o diodo D1 faz com que parte da sua carga seja entregue para o resto do circuito, que acaba consumindo a sua carga rapidamente e assim o transistor corta antes que a fonte caia completamente.

R2 garante a referência de zero para a base do transistor enquanto a tensão do capacitor está subindo, R3 limita a corrente de base.

O diodo D2 consome a contra-corrente gerada na bobina do relé no momento do desligamento (cuidado com sua polaridade!).

O relé usado foi um de apenas 1 contato normalmente aberto, mas você pode utilizar um com 2 contatos abertos se tiver um amplificador stereo.

 

Em eterna construção